O problema é comum e pode se manifestar das mais diversas formas.

 

O movimento de abrir e fechar a boca é uma das dinâmicas mais presentes na nossa rotina, fazemos isso o tempo todo para falar, comer e às vezes até mesmo respirar. Mas e se esse movimento simples se tornasse complicado ou doloroso? É o que vivencia que sofre com disfunções da ATM, a articulação temporomandibular que controla o movimento da mandíbula.

Nesses casos, podem ocorrer diversos problemas na hora de movimentar a boca, como dores, estalos e até inchaço. Muitas vezes isso gera desconforto para o paciente e até mesmo o convívio social prejudicado, porque o quadro causa dores fortes, mesmo para se alimentar e para falar, e as dores se agudizam. Portanto é preciso buscar tratamento, já que os sintomas tendem a se agravar.

 

As disfunções da ATM podem ter diversas causas. Entre elas, fatores emocionais, como estresse, tensão e ansiedade, até mesmo por questões físicas, como alguma batida ou deslocamento ou mesmo um hábito errado, tais quais roer as unhas ou usar um lado mais do que o outro. Além disso, o problema pode ser tanto muscular quanto algum deslocamento na articulação, seja do disco de cartilagem que a protege ou mesmo do osso.

Articulação Temporomandibular (ATM)